A Umbanda foge as normas e dogmas de muitas religiões. Em uma frase, Pai Fernando de Ogum consegue de forma objetiva e resumida explicar a hierarquia: “a mãe ou pai-de-santo ditam as normas, a mãe ou pai-pequeno as acatam e os capitães de terreiro obedecem e as fazem cumprir.”
Na nossa religião, não existem regras escritas ou normas. A hierarquia é composta por uma piramide, na seguinte ordem:
DIRIGENTE ESPIRITUAL – é quem dirige e comanda um terreiro de Umbanda e sua palavra tem a força da decisão. É o responsável por todas as regras, normas e filosofia da casa. É o chefe da comunidade que se abriga sob seu teto independente da gira da semana. O seu Orixá será sempre o chefe espiritual do terreiro. O Orixá cósmico do dirigente marca a linha de trabalho do terreiro e a entidade dessa linha que incorpora nele sempre será o chefe espiritual do terreiro que ditará todas as normas e regras para o seu funcionamento.
PAI/MÃE DE SANTO – é quem dirige as giras de Umbanda e sua palavra tem a força da decisão dentro da sua gira, não podendo infringir normas e regras da casa. Não é nomeado e muito menos eleito: ele tem seguidores que acreditam e aceitam o que ele prega. O Orixá cósmico do pai/mãe de santo marca a linha de trabalho de sua gira e a entidade dessa linha que incorpora nele sempre será o chefe espiritual da gira.
PAI/MÃE PEQUENO – é o substituto da mãe de santo, além de ter a obrigação de fazer com que os trabalhos sejam rigorosamente dentro da linha pré-estabelecida pelos dirigentes principais.
CAPITÃO – são os que auxiliam os trabalhos e cuidam das coisas do terreiro, mas jamais podem substituir as tarefas dos dirigentes maiores, a não ser que lhe seja especificamente autorizado para tal.
OGÃ E SAMBA – são os que cuidam da parte musical do terreiro, atabaques e do canto.
“Quem não sabe obedecer jamais vai poder mandar.”
(Caboclo Akuan)
O soldado faz continência ao sargento, o sargento ao tenente, o tenente ao capitão, o capitão ao major, o major ao coronel, o coronel ao general e o general à Bandeira Nacional. Da mesma forma funciona um terreiro.
Hoje a hierarquia em nosso terreiro é formada por:
DIRIGENTE ESPIRITUAL DO TERREIRO E MÃE DE SANTO – Mãe Carol de Ogum
MÃE PEQUENA – Mãe Letícia de Xangô
CAPITÃES – Denise / Fábio / Guilherme Bellucci / Pedro Roberto / Alice / Karina / Wesley / João Pedro
OGÃS – Pedro Omegna / Larissa Silva
SAMBA – Regiane